15/02/2008

Tanning in Fes, Morocco by National Geographic (2006)

No processo antigo e tradicional de curtume de peles, as operações de pré-curtimenta caracterizavam-se por serem trabalhos muito pouco agradáveis aos sentidos mas, no entanto, fundamentais para a obtenção de um bom cabedal. Em Marrocos, na cidade de Fez, é ainda possível testemunhar as técnicas manuais da lavagem das peles, do caleiro, descarna, desencalagem e purga, esta última com dejectos de animais. A purga (ou lixo), actualmente efectuada com enzimas, é uma operação essencial para abrir a estrutura de fibras de colagénio da pele e é utilizada na preparação de cabedais macios.
Este curto vídeo de 2006 produzido para a National Geographic mostra-nos, poupando-nos o olfacto de uma experiência desagradável, como se preparava no passado uma pele para receber a curtimenta.

This video is a travel back to the Middle Ages of the tanning process. If you play it, you will watch the manual preparation of skins before tanning still in use in Fes. In particular, you will watch puering operation, a noisome operation which uses pigeon dung, employed mainly for sheep and lamb skins.